Esporte

Conselho de Ética da Fifa anuncia a suspensão das federações do Chad e Paquistão

O Conselho de Ética da Fifa anunciou nesta quarta-feira a suspensão das federações de futebol do Chad, por interferência governamental, e do Paquistão, por violação dos estatutos da organização que rege a modalidade, em ambos os casos com efeitos imediatos.

Em um comunicado oficial, a Fifa anunciou a suspensão da federação do Chad (FTFA, na sigla em francês), devido às recentes decisões governamentais de retirar definitivamente os poderes delegados à estrutura federativa, de criar um comitê para a gestão temporária do futebol e assumir as instalações da FTFA.

Esta suspensão será encerrada assim que o governo revogue estas iniciativas e que o presidente da FTFA, Moctar Mahamoud Hamid, confirme à Fifa que reassumiu o controle das instalações.

No último mês de março, a seleção do Chad, já sem possibilidades de classificação, foi excluída das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2021, que será disputada em Camarões, em 2022, pela intervenção do ministro de Esportes do país da África Central, que levou à dissolução dos órgãos sociais da FTFA.

Com relação à federação paquistanesa (PFF, na sigla em inglês), a suspensão se deve à interferência de terceiros, em uma grave violação dos estatutos da Fifa. Tudo começou com a tomada da sede da PFF, em Lahore, por um grupo de manifestantes e a desautorização do líder da comissão de regularização, Haroon Malik, com a entrega da presidência para Syed Ashfaq Hussain Shah.

“A Fifa emitiu uma carta advertindo que, caso a ocupação ilegítima da sede da PFF não fosse revertida e os titulares de cargos reconhecidos pela Fifa não tivessem acesso livre ao edifício para cumprirem os seus mandatos, o assunto seria imediatamente submetido ao Conselho para decisão”, informou o comunicado da entidade que comanda o futebol no mundo. De acordo com a Fifa, a “situação permanece inalterada, pelo que o Conselho decidiu suspender a PFF”.

Esta sanção também será anulada assim que a Fifa receber as garantias “do comitê de regularização da PFF de que as instalações, as contas, a administração e a comunicação estão totalmente sob seu controle e que pode cumprir o seu mandato sem obstáculos”.

To Top