Celebridades

Pianistas disputam prêmio prestigioso tendo operador de câmera como ouvinte

Em um salão da Academia Real de Música de Londres, o pianista Yuanfan Yang interpretou peças de Frédéric Chopin, Franz Liszt e Joseph Haydn tendo um operador de câmera como único ouvinte.

O músico de 24 anos está participando da Competição Internacional de Piano de Leeds com a esperança de conquistar um júri que assistirá à apresentação em vídeo.

Realizado a cada três anos, o evento conhecido como The Leeds teve que mudar seus processos por causa da pandemia de Covid-19. Não há júri nem plateia vendo os pianistas disputarem um pacote de prêmios que encaminha carreiras.

“Achei que poderia ser um pouco desafiador no começo, mas assim que comecei a tocar, esqueci de tudo”, disse o músico nascido em Edimburgo. “Literalmente, éramos só eu e a música”.

Como existem restrições de viagem em vigor, o evento convidou cerca de 60 competidores de todo o mundo para sua primeira rodada virtual, realizada em 17 cidades.

De um competidor em Miami a 14 em Berlim, todos apresentaram seus recitais de 25 minutos nas mesmas condições: tocando um piano de cauda Steinway Modelo D com configurações de câmera idênticas.

“Percebemos muito rapidamente que não poderíamos fazê-lo da maneira que adoraríamos … com uma plateia e o júri presentes”, explicou Adam Gatehouse, diretor artístico do The Leeds, à Reuters.

Realizado pela primeira vez em 1963, o concurso oferece ao vencedor um contrato de gravação e agenciamento, recitais no Wigmore Hall de Londres e turnês internacionais.

(Por Sarah Mills; reportagem adicional de Marie-Louise Gumuchian)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH361LF-BASEIMAGE

To Top