Brasil

Anvisa não descarta uso de plantas veterinárias para produção de vacinas contra Covid

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, disse nesta quinta-feira que a Anvisa analisa possibilidade de empresas fabricantes de produtos veterinários produzirem vacinas contra a Covid-19 para humanos.

Em audiência em comissão do Senado, Barra Torres disse que há mais de 20 plantas de produção de vacinas de uso veterinário, sendo três ou quatro de grandes dimensões.

“Existe uma capacidade instalada”, avaliou, na reunião da comissão.

“Então, olhando para frente… a Anvisa considera uma possibilidade factível, exequível. De fato, alguns investimentos serão necessários, pois há que se fazer determinadas elevações de nível de segurança biológica desses, por assim dizer, laboratórios, dessas áreas de fabricação vacinal –talvez algumas capazes de dominar o ciclo completo, outras não, talvez mais direcionadas à questão do envase–, mas não é, na ótica da Anvisa, algo a ser descartado”, acrescentou.

“O entendimento que temos aqui na agência, e não é um entendimento dos mais felizes, é que essa situação que atravessamos está longe do seu fim. Não há entre nós a convicção de que a fase pior tenha passado.”

Segundo o gabinete do senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da comissão do Senado que acompanha as ações de combate ao coronavírus, a Anvisa notificou quatro das empresas que poderiam participar do processo.

O senador tem sugerido a conversão do parque industrial de produção do agronegócio para saúde animal para a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Fagundes já havia discutido a proposta, tema de debate nesta quinta na comissão, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e também fez a proposta chegar à direção da Anvisa. Segundo ele, tal iniciativa poderia, num prazo de 90 dias, resultar em 400 milhões de doses.

“Na comissão da Covid-19, já estamos debatendo a transferência de tecnologia para produção de vacinas para o povo brasileiro, através das plantas laboratoriais que produzem imunizante para saúde animal”, publicou o senador no Twitter. “De forma alguma podemos negligenciar essa oportunidade.”

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH371DY-BASEIMAGE

To Top