Benefícios

Ao se vacinar contra Covid-19 Mães grávidas protegem o bebê

Ao se vacinar contra Covid-19 Mães grávidas protegem o bebê Mulheres grávidas vacinadas contra a Covid-19 podem passar a proteção aos bebês, segundo um novo estudo em Israel.

De acordo com pesquisa conduzida em fevereiro, anticorpos foram detectados em todas as 20 mulheres que receberam as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech durante o terceiro trimestre de gravidez, e em todos os seus recém-nascidos, via transferência placentária.

“Nossas descobertas ressaltam que a vacinação de mulheres grávidas pode providenciar proteção maternal e neonatal da infecção pelo SARS-CoV-2”, diz o estudo.

As conclusões dos pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Hadassah, em Jerusalém, foram publicadas neste mês no medRxiv – um serviço de distribuição online para manuscritos de pesquisas não publicadas que ainda não passaram pela revisão por pares – e reportadas pela imprensa israelense.

Os autores salientaram o tamanho pequeno do estudo e disseram que pesquisas adicionais seriam necessárias para medir o efeito da vacinação em diferentes estágios da gravidez, além da segurança e eficácia das diferentes vacinas disponíveis.

Uma das pesquisadoras, Dana Wolf, afirmou ao jornal Jerusalem Post que o grupo irá agora pesquisar quanto tempo os anticorpos provocados pelas vacinações irão durar nos bebês.

A Pfizer e a BioNTech disseram no mês passado que começaram um estudo internacional com 4 mil voluntárias para avaliar a eficácia de sua vacina contra a Covid-19 em mulheres grávidas saudáveis. O estudo também irá avaliar se as grávidas transferem os anticorpos protetivos aos filhos.

(Reportagem de Jeffrey Heller)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2F1QE-BASEIMAGE
To Top