Últimas Notícias

Ministério Público retira restrições e abre caminho para volta do futebol em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público de São Paulo enviou nesta quinta-feira (8) à noite um ofício ao governador do estado, João Doria (PSDB), retirando as restrições à volta do futebol. Isso abre o caminho para a retomada do Campeonato Paulista a partir da próxima semana.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo.

Em reunião na quarta-feira (7), a Federação Paulista de Futebol (FPF) havia apresentado mudanças no protocolo sanitário dos jogos para tentar obter a liberação.

“[Trata-se de] Um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março, que estabeleceu a fase emergencial em todo o Estado. O novo protocolo da FPF, discutido com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça e do grupo de trabalho, é produto de diálogo estabelecido entre esta Instituição e a Federação Paulista de Futebol, em várias reuniões realizadas durante as últimas semanas”, afirma Sarrubbo em nota divulgada pelo Ministério Público.

A decisão do retorno do futebol no estado depende agora de Doria. O sinal verde pode ser dado nesta sexta-feira (9), quando o governador deve conceder entrevista. Ele havia se recusado a autorizar a retomada das competições da FPF sem o aval do Ministério Público.

A Série A1, a elite do estado, pode voltar a campo nesta segunda-feira (12), mesmo que a fase emergencial em São Paulo, anunciada por causa da pandemia da Covid-19 e que termina neste domingo (11), seja estendida.

O futebol no estado está suspenso desde 14 de março. Foi quando entrou em vigor decreto assinado por Doria suspendendo atividades esportivas e cultos religiosos como tentativa de conter o avanço da Covid-19. A iniciativa de fazer o pedido das restrições foi do Ministério Público.

Contrariada, a FPF tentou levar a competição para outros estados, mas apenas duas partidas foram realizadas. Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras aconteceram em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

To Top