Asia

Vacina Sputnik V da Rússia também é 90% eficaz, diz ministério

MOSCOU (Reuters) – A vacina Sputnik V contra Covid-19 da Rússia é mais de 90% eficaz, disse um representante do Ministério da Saúde nesta segunda-feira, citando dados coletados de vacinações do público, e não de um teste em andamento.

Os comentários vieram na esteira de um comunicado das desenvolvedoras de vacina Pfizer e BioNTech emitido na manhã desta segunda-feira, segundo o qual sua vacina experimental contra Covid-19 é mais de 90% eficaz.

“Somos responsáveis por monitorar a eficácia da vacina Sputnik V entre cidadãos que a receberam como parte do programa de vacinação em massa”, disse Oksana Drapkina, diretora do instituto de pesquisa subordinado ao Ministério da Saúde, em um comunicado.

“Com base em nossas observações, sua eficácia também é de mais de 90%. O aparecimento de outra vacina eficaz é boa notícia para todos”, disse Drapkina.

A Rússia está disponibilizando a vacina para uso doméstico, apesar de ainda não ter finalizado testes clínicos de estágio avançado.

Ainda na manhã desta segunda-feira, Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya de Moscou, que desenvolveu a candidata a vacina russa, disse que saudou a notícia da Pfizer.

“No futuro próximo, esperamos publicar resultados provisórios do teste pró-registro da vacina Sputnik V, os chamados testes de estágio avançado. Tenho certeza de que seu nível de eficácia também será alto”.

(Por Polina Nikolskaya e Polina Ivanova)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEGA81HC-BASEIMAGE

To Top