Esporte

Schnabel, do BCE, alerta contra bloqueio do fundo de recuperação da UE

Isabel Schnabel, membro do conselho do Banco Central Europeu, alertou contra tentativas de bloquear o fundo de recuperação da União Europeia (UE), dizendo que tal medida seria um “desastre econômico para a Europa”.

O fato de que o fundo e os programas de ajuda nacional levarão a dívida nacional a níveis significativamente crescentes não é um problema, desde que os gastos impulsionem o crescimento econômico sustentável, disse Schnabel à revista alemã Der Spiegel.

“O aumento da dívida pública é inevitável e sensível diante desta crise do século, contanto que os gastos impulsionem o crescimento de forma sustentável”, disse ela em entrevista publicada nesta sexta-feira.

O tribunal constitucional da Alemanha colocou em espera a ratificação do fundo de recuperação da UE no mês passado, dizendo que avaliando um recurso emergencial contra o plano de investimento finananciado por dívida.

Schnabel também levantou preocupações quanto às ameaças potenciais para os mercados financeiros causadas pelas atividades de hedge funds.

(Por Kirsti Knolle)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH380VW-BASEIMAGE

To Top