Benefícios

Cheque na sua declaração se não há erros antes do envio

Cheque na sua declaração se não há erros antes do envio O programa da declaração de Imposto de Renda 2021 possui uma ferramenta que verifica possíveis problemas no documento, como campos não preenchidos ou com algum tipo de inconsistência nas informações.

A ferramenta “Verificar Pendências” pode ser acessada na barra de menu do lado esquerdo da tela do programa, ou por meio do botão “F5” do teclado. Ela faz uma busca de possíveis erros na declaração e avisa o contribuinte quais fichas apresentam problemas.

A ferramenta pode ser utilizada a qualquer momento durante o preenchimento da declaração. Mas, é fundamental que o contribuinte faça a verificação antes do envio do documento para a Receita.

IR pendencias - Reprodução - Reprodução

As inconsistências encontradas são classificadas em “erros” (triângulo vermelho) e “avisos” (triângulo amarelo).

Segundo a Receita Federal, “erros” são inconsistências graves, que impedem o envio da declaração, como a falta do número do CPF de algum dependente ou do CNPJ de alguma empresa declarada.

Se houver “erro”, o programa emitirá uma mensagem, informando que não é possível entregar a declaração. Você terá que corrigir o problema para conseguir enviar o documento.

Já os “avisos” são inconsistências menos significativas, que não impedem o envio da declaração. Um exemplo é deixar de informar o título de eleitor na ficha de identificação do contribuinte.

Para corrigir os erros ou eliminar os avisos apontados pela ferramenta “verificar pendências”, basta clicar em cima do texto que explica a inconsistência encontrada.

O programa irá abrir automaticamente uma janela com a ficha que precisa ser corrigida. Faça as alterações necessárias e dê “ok” antes de sair da ficha para salvá-las.

To Top