Benefícios

Criminosos usam golpe de prova de vida do INSS para furtar os dados no WhatsApp

Criminosos usam golpe de prova de vida do INSS para furtar os dados no WhatsApp Aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras, segundo alerta feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em uma nova modalidade de golpe, que ganha força com o aumento da necessidade de utilização de meios digitais para acessar serviços públicos na pandemia de Covid-19, falsários utilizam o aplicativo para pedir que os beneficiários façam a prova de vida anual.

Para aplicar o golpe, o criminoso liga para a vítima e, em alguns casos, até informa alguns dados pessoais do aposentado ou pensionista. Depois, envia mensagem, por WhatsApp, pedindo para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, finalizar o cadastro. O INSS não faz contato por telefone nem por WhatsApp para procedimento de prova de vida.

Além disso, a obrigatoriedade da realização da prova de vida está temporariamente suspensa e os cortes de benefícios por falta da renovação de senha estão previstos para serem retomados em maio no INSS.

Existe, porém, um projeto-piloto do INSS para a realização da fé de vida por meio da internet, mas ela é feita pelo “meu gov.br”, disponível nas lojas oficiais de aplicativos Android e IOS.

A prova de vida presencial, realizada na agência bancária em que o segurado recebe o benefício, não está proibida. No entanto, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, os bancos funcionam com horários restritos e a orientação é para que a população só saia de casa quando necessário.

O cidadão deve ficar ligado, pois o INSS só entra em contato em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e não pede informações pessoais ou senhas.

To Top