Benefícios

Segurado pode suspender os descontos na aposentadoria pelo MEU INSS: entenda

Segurado pode suspender os descontos na aposentadoria pelo MEU INSS: entenda Descontos de mensalidades de associações e sindicatos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a contar com regras que permitem o bloqueio pelo aposentado ou pensionista no final do ano passado.

O procedimento para barrar esse tipo de débito pode ser realizado de forma mais precisa e segura se o beneficiário aprender como o fazer no Meu INSS.

O Meu INSS é uma central de serviços para segurados e beneficiários da Previdência Social disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Depois de cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a praticamente todas as informações sobre suas contribuições e benefícios.

Para quem já recebe uma renda do instituto, é fundamental adquirir o hábito de utilizar esse sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

É por meio desse serviço que o cidadão descobrirá se está sofrendo débitos na sua renda devido à cobrança de mensalidades ou ao pagamento de empréstimos consignados.

Nos casos de mensalidades associativas, é possível verificar o nome da instituição que realiza os descontos e o número do contrato.

Com essas informações, o beneficiário poderá utilizar o próprio Meu INSS para realizar o bloqueio (veja os detalhes ao lado).

O aposentado ou pensionista deve ficar atento: a mensalidade da associação, uma vez autorizada e se não for bloqueada, poderá ser cobrada durante três anos antes que a entidade precise renovar o contrato.

To Top