Benefícios

Biometria facial pode ser usado na realização da prova de vida no INSS

Biometria facial pode ser usado na realização da prova de vida no INSS Muita gente não sabe, mas a biometria facial já é uma realidade na hora de fazer a prova de vida para o INSS. No canal Meu INSS (meu.inss.gov.br) já existe esta opção.

O fato é que, desde o início da pandemia, as provas de vida estão suspensas e os beneficiários não podem perder seus benefícios por falta desta obrigatoriedade durante este período.

A última previsão que tinha sido anunciada, foi de que voltaria a ser realizada, e assim obrigatória, agora em março. Porém, o INSS anunciou no final de fevereiro que aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados.

Com isso, a partir do nosso prazo, a prorrogação da não obrigatoriedade passa a valer por mais 60 dias.

A decisão, Portaria nº 1.278, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A prorrogação vale para os beneficiários do INSS residentes no Brasil e no exterior.

Segundo a Portaria, a partir de maio de 2021 a prova de vida será novamente obrigatória, mas os prazos serão escalonados até o final do ano.

No site do Ministério da Economia tem a tabela completa com previsão dos novos prazos.

Voltando à novidade. A biometria facial já tinha sido anunciada como uma forma de viabilizar esta comprovação de vida que – em tempos normais – é obrigatória que seja feita anualmente.

Por isso, a biometria facial, como meio de certificação de vida dos beneficiários, e assim, tentando impedir fraudes nos pagamentos, já era uma ferramenta aguardada.

Os beneficiários precisam ficar em alerta para não perder o pagamento e gerar transtornos até conseguir revalidar o recebimento. Fonte: BOCCHI ADVOGADOS ASSOCIADOS
Rua Amador Bueno, 800 | 14010-070 | Centro | Ribeirão Preto/SP

To Top