Economy

Montadora de caminhões autônomos TuSimple vale US$8,5 bi em estreia da Nasdaq

(Reuters) – A ação da TuSimple teve uma estreia apagada no mercado de ações dos EUA nesta quinta-feira, dando à fabricante de caminhões autônomos valor de mercado de 8,5 bilhões de dólares.

A ação da TuSimple abriu a 40,25 dólares, valor levemente acima dos 40 dólares por ação cobrados na oferta inicial (IPO).

A empresa com sede na Califórnia vendeu cerca de 27 milhões de ações no IPO, enquanto alguns acionistas venderam cerca de 6,8 milhões de ações.

A empresa está desenvolvendo caminhões autônomos com a Navistar, e devem iniciar a produção em 2024. O projeto tem o apoio da unidade de caminhões comerciais da Volkswagen, Traton SE, e da United Parcel Service (UPS), uma das maiores empresas de logística do mundo. 

Muitas startups, montadoras e empresas de tecnologia, incluindo a Waymo do Google e a chinesa Xpeng, estão acelerando os trabalhos em tecnologias de autodirecionamento, que prometem trazer uma mudança radical à indústria dos transportes. 

A TuSimple registrou perda líquida de 177,9 milhões de dólares no ano passado, mostrou um documento regulatório recente. A empresa disse que espera incorrer em despesas significativas e perdas contínuas no futuro próximo.

(Reportagem de Sohini Podder em Bengaluru)

To Top