Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero em Marte
Internacional

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero em Marte

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero em Marte

O Ingenuity, helicóptero robô miniatura da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), realizou uma decolagem e um pouso bem-sucedidos em Marte na manhã desta segunda-feira, o primeiro voo controlado de uma aeronave de propulsão na superfície de outro planeta, disse a agência.

A estreia da aeronave de rotor duplo no Planeta Vermelho assinalou um momento histórico para a Nasa, que disse que o êxito pode abrir caminho para novas modalidades de exploração em Marte e outros destinos no sistema solar, como Vênus e Titã, uma lua de Saturno.

Os administradores da missão do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), próximo de Los Angeles, aplaudiram e comemoraram quando dados de engenharia retransmitidos de Marte confirmaram que o helicóptero de 1,8 quilo movido a energia solar completou sua viagem inaugural de 39 segundos.

Leituras de altímetro mostraram que ele decolou às 4h34 (horário de Brasília), elevou-se à altura programada de três metros, pairou com estabilidade sobre a superfície marciana durante meio minuto e depois pousou com segurança em suas quatro pernas, disse a Nasa.

Uma foto em preto e branco tirada por uma câmera a bordo apontada para baixo mostrou a sombra definida da Ingenuity refletida pela luz do sol no solo abaixo.

Apesar da brevidade, o voo foi um feito histórico da aviação interplanetária, ocorrendo em um “campo aéreo” situado a 276 milhões de quilômetros da Terra no solo de uma vasta bacia marciana batizada de Cratera Jezero.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3I12I-BASEIMAGE

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3I12J-BASEIMAGE

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3I12M-BASEIMAGE

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3I12K-BASEIMAGE

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3I12N-BASEIMAGE

To Top