Benefícios

Segurados pode resolver pendências de maneira online no INSS

Segurados pode resolver pendências de maneira online no INSS No mês passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar pessoas que deram entrada em pedidos de benefícios sobre a necessidade de cumprir exigências e, até ontem, cerca de 625 mil segurados já haviam sido contatados pelo INSS por telefone ou mensagem de texto no celular (SMS).

Muitas vezes, a demora para começar a receber um benefício previdenciário, como aposentadoria ou pensão por morte, pode estar relacionada a uma exigência — ou seja, uma informação ou uma documentação complementar que precisa ser enviada pelo cidadão para dar andamento ao processo.

Atualmente, existem 861 mil requerimentos que já passaram pela análise do INSS e, agora, dependem de alguma ação por parte do segurado. Com as agências fechadas, é preciso corrigir a pendência por site ou aplicativo (veja abaixo como fazer).

“Lembramos que as notificações são contínuas, à medida que novos requerimentos são feitos e pendências detectadas durante a análise”, ressaltou o órgão

Não é preciso esperar o contato do instituto para saber se o processo está parado. A notificação é automática e aparece no visor do smartphone para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho. Além disso, o segurado também pode obter a informação por meio da central telefônica 135. Em ambos os canais, estão descritos que documentos ou informações ele precisa apresentar.

Fonte Extra

To Top