Economia

Produção de aço bruto sobe e vendas disparam em março, diz Aço Brasil

A produção brasileira de aço bruto em março somou 2,8 milhões de toneladas, alta de 4,1% sobre um ano antes e praticamente no mesmo nível de fevereiro, informou nesta terça-feira o Instituto Aço Brasil, que representa siderúrgicas instaladas no país.

As vendas no mercado interno, enquanto isso, foram de 2,109 milhões de toneladas, alta de 41,9% ano a ano. Ante fevereiro, o volume comercializado cresceu 10,5%. Segundo o presidente-executivo da entidade, Marco Polo de Mello Lopes, o volume vendido em março foi o maior desde outubro de 2013.

“O consumo aparente de produtos siderúrgicos foi de 2,4 milhões de toneladas, 50,1% superior ao apurado em março de 2020. Este foi também o maior consumo aparente desde outubro de 2013”, afirmou o executivo em comunicado.

Mais cedo, o setor de distribuição de aço plano, um dois principais clientes das usinas siderúrgicas, publicou dados que mostraram alta das vendas em março de 4,2% ante fevereiro e de 22,7% sobre mesmo mês do ano passado, para 325,4 mil toneladas. Porém, para abril, a expectativa é de queda de 5%.

Segundo o Aço Brasil, a demanda por aço no país reflete a retomada de setores consumidores desde meados do ano passado, e “a formação de estoques defensivos de alguns segmentos em relação à volatilidade do mercado, ocasionado pelo boom no preço das commodities”.

“No caso da indústria do aço, a quase totalidade de insumos e matérias primas e, em especial, as essenciais como minério de ferro e sucata tiveram significativa elevação de preços, com forte impacto nos custos de produção”, afirmou Lopes.

Segundo o Inda, que representa os distribuidores, desde o início do ano, as usinas elevaram seus preços três vezes, acumulando uma alta de 35%.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição de Aluísio Alves)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3J164-BASEIMAGE

To Top