Asia

Produção de minério de ferro da Rio Tinto cai 2% por questões climáticas

A mineradora global Rio Tinto divulgou uma menor produção trimestral de minério de ferro nesta terça-feira, com questões climáticas e uma escassez de mão-de-obra impactando suas operações na Austrália Ocidental.

Um clima mais úmido que o usual nas minas e a menor disponibilidade de trabalhadores atrapalharam operações de manutenção durante o trimestre, disse a Rio, enquanto o ciclone tropical Seroja afetou o mês de abril.

A produção no trimestre ficou em 76,4 milhões de toneladas, recuo de 2% frente ao mesmo período do ano anterior.

A empresa, maior produtora de minério de ferro do mundo, embarcou 77,8 milhões de toneladas da commodity no trimestre encerrado em 31 de março, alta de 7% na comparação com os 72,9 milhões de toneladas do ano passado.

A Rio manteve sua previsão de embarques entre 325 milhões de toneladas e 340 milhões de toneladas de minério de ferro em 2021.

A companhia se beneficiou da forte demanda por seus produtos blendados de Pilbara, de alta qualidade, devido às margens sólidas das siderúrgicas da China, com atividades de construção e a demanda por aço no primeiro trimestre eclipsando os níveis de 2020 e 2019.

O foco renovado da China na redução das emissões da siderurgia provavelmente restringirá as exportações de aço em 2021, apoiando as margens em todo o mundo.

A produção de cobre da Rio caiu 16% em relação aos níveis do ano anterior, depois que as medidas de prevenção à Covid-19 limitaram a disponibilidade de mão de obra em Escondida, no Chile.

(Por Melanie Burton em Melbourne e Shruti Sonal em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3J0PQ-BASEIMAGE

To Top