Benefícios

Situações em que valor da Aposentadoria pode ter adicional de 25%

Situações em que valor da Aposentadoria pode ter adicional de 25% Acréscimo no benefício é pago a segurado que precisa de cuidador. O aposentado Edvan Araújo, 58 anos, espera desde dezembro por um aumento em seu benefício do INSS.

Ele, que recebe a aposentadoria por invalidez, pleiteia o acréscimo de 25% no valor pago mensalmente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Trabalhava como encarregado de manutenção gráfica e aposentei-me devido a um acidente de trabalho. Com o tempo, acabei desenvolvendo um problema na retina, o que atrapalha a minha visão lateral”, diz. “Hoje, preciso de acompanhante para sair comigo para todos os lugares.”

Aposentados por invalidez que precisam permanentemente de um cuidador têm direito de receber a majoração de 25% na renda.

O aumento devido à grande invalidez, como o benefício é conhecido, precisa ser confirmado pela perícia médica do INSS. Em muitos casos, o segurado, ao se aposentar por invalidez, não tem direito ao acréscimo, mas, ao sofrer o agravamento da incapacidade, pode revisar o benefício.

Araújo diz que, por não conseguir trabalhar, atualmente conta apenas com a renda do benefício do INSS.

“Não tenho ajuda de familiares e esse acréscimo me daria cerca de R$ 500 a mais por mês”, explica. “No entanto, dei entrada e até agora não deram resposta.”

Para pedir o acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez é preciso acessar o Meu INSS e clicar na opção “Agendamentos/Solicitações” e, depois, em “Novo Requerimento”.

Mais informações podem ser encontradas em https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-25-de-acrescimo-na-aposentadoria-por-invalidez.

INSS diz que é preciso perícia

Em nota, o INSS informa que, para dar prosseguimento ao pedido, o leitor deve comparecer, em 31 de março, na agência informada em seu processo para realização de perícia médica.

Caso não possa comparecer na data, é possível pedir a remarcação em uma agência da Previdência Social ou pelo telefone 135, no prazo máximo de sete dias antes da data do agendamento, explica o órgão.

O processo pode ser acompanhado pelo aplicativo ou site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. Fonte Agora

To Top