Benefícios

IR: calendário para restituição não é alterado

Imposto de Renda, IRPF, IR, IR 2020, RECEITA FEDERAL

IR: calendário para restituição não é alterado Restituição do primeiro lote é mantida também para 31 de maio. Prazo inicial para entrega do documento era 30 de abril. O prazo final para entrega da declaração do o Imposto de Renda 2021, com base no ano de 2020, passou de 30 de abril para 31 de maio, segundo Instrução Normativa publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União desta segunda-feira. O cronograma para a restituição do IR, porém, fica mantido, com o primeiro lote previsto também para 31 de maio.

Em razão do adiamento anunciado pela Receita, o contribuinte que quiser pagar imposto devido via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Com o agravamento da pandemia da Covid-19, tramita no Congresso projeto para adiar a entrega da declaração para 31 de julho.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o de vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram feitas para suavizar as dificuldades impostas pela pandemia. A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional, explica o Fisco.

Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão às informações, a Receita Federal disponibiliza diversos serviços que podem ser obtidos sem sair de casa. Acessando o e-CAC com uma conta gov.br, o cidadão tem acesso, por exemplo, aos seus comprovantes de rendimentos informados em DIRF pelas fontes pagadoras, à cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue e à Declaração Pré-Preenchida. Fonte: O globo

To Top