Asia

SpaceX envia 4 astronautas da Nasa a missão na estação espacial

Por Steve Gorman

(Reuters) – A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) e a SpaceX, empresa de foguetes comerciais de Elon Musk, enviaram uma nova equipe de quatro astronautas à Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira, a primeira tripulação que entrou em órbita impulsionada por um foguete auxiliar reciclado de um voo espacial anterior.

A cápsula Endeavour com a Crew Dragon partiu no topo de um foguete.

SpaceX Falcon 9 quando seus nove motores Merlin entraram em ação às 5h49 locais no Centro Espacial Kennedy da Nasa, localizado no Cabo Canaveral, na Flórida. A decolagem foi transmitida ao vivo na Nasa TV.

A tripulação deve chegar à estação espacial, que orbita a Terra a cerca de 400 quilômetros de altitude, no início do sábado após um voo de cerca de 23 horas.

A missão transporta a segunda equipe “operacional” da estação espacial a ser enviada pela Nasa a bordo de uma cápsula Equipe Dragão desde que os EUA retomaram o envio de astronautas ao espaço partindo de solo norte-americano no ano passado após um hiato de nove anos – o programa de ônibus espaciais foi encerrado em 2011.

Também se trata do terceiro voo tripulado colocado em órbita graças à parceria público-privada nascente da Nasa com a SpaceX, empresa de foguetes da qual Musk, empreendedor bilionário que é presidente-executivo da fabricante de carros elétricos Tesla Inc, é fundador e proprietário.

A equipe deve passar seis meses na plataforma orbital de pesquisa realizando experimentos científicos e manutenção.

(Por Steve Gorman em Los Angeles)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3M0PV-BASEIMAGE

To Top