Economia

Lei que estabelece autonomia do BC é inconstitucional, diz PGR ao Supremo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer em que considera inconstitucional a lei aprovada pelo Congresso que instituiu a autonomia do Banco Central.

Em manifestação enviada em ação movida por partidos de oposição contra a norma que instituiu a autonomia do BC, a justificativa de Aras é que há um vício formal na lei, uma vez que o projeto aprovado foi originalmente apresentado no Senado, mas trata de “matéria sujeita à iniciativa privativa do presidente da República”.

“O ponto central da questão é o Senado Federal não ter deliberado sobre o projeto de iniciativa do presidente da República. Toda a tramitação da matéria no Senado Federal deu-se unicamente nos autos do PLP 19/2019, de autoria parlamentar”, disse Aras.

Na prática, Aras não questiona o conteúdo em si da lei que instituiu mandatos fixos para diretores e o presidente do BC.

A autonomia do BC foi uma de suas promessas da campanha do presidente Jair Bolsonaro, depois que ele escolheu Paulo Guedes para ser seu ministro da Economia.

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3R1GY-BASEIMAGE

To Top