Central America

Pandemia da Covid está acelerando, alerta Opas

A pandemia de Covid-19 está acelerando, e é por isso que o acesso igualitário a vacinas e medidas preventivas eficazes é crucial para ajudar a virar o jogo, disse a chefe da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.

“Nossa região ainda está nas garras desta pandemia… em vários países da América do Sul, a pandemia foi pior nos quatro primeiros meses deste ano do que o que enfrentamos em 2020”, disse Carissa Etienne em uma entrevista coletiva.

“Isto mostra que só superaremos esta pandemia com uma combinação de acesso rápido e igualitário a vacinas e medidas preventivas eficazes. Esta pandemia não somente não acabou, mas está acelerando”, acrescentou.

Ao longo da semana passada, mais de 1,4 milhão de pessoas se infectaram com Covid-19 na região, e mais de 36 mil morreram de complicações relacionadas à doença – o que significa que uma de cada quatro mortes de coronavírus relatadas em todo o mundo na semana passada aconteceu nas Américas.

Etienne ressaltou as taxas de infecção do Canadá, que superaram as dos Estados Unidos pela primeira vez desde o início da pandemia, assim como o aumento de casos no Caribe e na América Central, sublinhando a expectativa de mais hospitalizações na Costa Rica agora que o país relatou um salto de 50% no número de casos na última semana, e as infecções crescentes em toda a América do Sul.

A chefe da Opas pediu que os países com doses excedentes de vacinas cogitem doá-las a países necessitados das Américas, dizendo que, considerando a incidência crescente de variantes preocupantes da Covid-19, o tempo conta muito.

(Por Anthony Esposito na Cidade do México e Lucila Sigal em Buenos Aires)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3R1AD-BASEIMAGE

To Top