Parlamentares desconfiados da UE apoiam acordo comercial com Reino Unido
Economia

Parlamentares desconfiados da UE apoiam acordo comercial com Reino Unido

Parlamentares desconfiados da UE apoiam acordo comercial com Reino Unido

O Parlamento Europeu apoiou de forma esmagadora o acordo comercial pós-Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia, eliminando o último obstáculo para sua ratificação, mas expressando clara desconfiança em relação ao governo britânico.

Os parlamentares da UE aprovaram o acordo de comércio e cooperação por 660 votos a cinco, com 32 abstenções, anunciou o Parlamento nesta quarta-feira, um dia após a votação.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que acolheu calorosamente a votação.

A aprovação do Parlamento põe fim a mais de quatro anos de negociações e debates amargos após o Reino Unido encerrar 47 anos de adesão à UE, mas a desconfiança persiste.

Os parlamentares também votaram massivamente a favor de uma resolução anexa, na qual descrevem o Brexit como um “erro histórico”.

O texto falava do escopo limitado do acordo comercial, com as oportunidades para a economia britânica — amplamente baseada em serviços — “amplamente reduzidas”.

Os parlamentares condenaram a mudança unilateral do Reino Unido sobre o comércio com a Irlanda do Norte e instaram a Comissão a prosseguir com ação legal.

Eles também alertaram a União Europeia para que fique vigilante em relação às ações britânicas no que diz respeito a tributação, lavagem de dinheiro e acesso dos barcos de pesca da UE às suas águas.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3R0QF-BASEIMAGE

To Top