Recomendações para manter o seu carro como novo e ainda com grande valor
Agência Brasil

Recomendações para manter o seu carro como novo e ainda com grande valor

Recomendações para manter o seu carro como novo e ainda com grande valor

Quando alguém compra um carro novo, não pensa que um dia esse carro deverá ser trocado e que será vendido na categoria ‘carro usado’. Quem compra um Volkswagen Virtus 2021, por exemplo, só pensa em curtir o veículo ao máximo. No entanto, é muito importante para a sua saúde financeira conservar o valor desse investimento inicial para o momento de decidir vender o carro.

Muitas pessoas dirigem os seus carros sem pensar no futuro; simplesmente curtem  o veículo no seus diversos usos –viajar para o trabalho, para a faculdade, para a escola dos filhos ou viagens familiares– e, é claro, cuidam dele como todos os carros devem ser cuidados, desde um compacto, ou um carro SUV ou um Volkswagen Virtus 2021:

Limpeza da carroceria, limpeza no interior do veículo, cuidado com os pneus, manutenção do sistema elétrico e do sistema tecnológico. Tudo isso feito pelo próprio dono ou por um profissional numa oficina mecânica.

Porém, seja você mesmo quem faça cuidadosamente a manutenção do seu veículo ou mande o seu carro para ser cuidado por um profissional, cuidar dele só lhe trará benefícios, principalmente na hora de conservar o valor do carro ao longo do tempo.

Na verdade, comprar carros novos Volkswagen ou veículos de outras marcas, requer um importante investimento econômico. Independentemente de você ter poupado durante muito ou pouco tempo, é sempre um investimento de muito dinheiro. Afinal, comprar um veículo não é a mesma coisa que comprar um brinquedo!

Justamente por esse motivo, é necessário cuidar desse carro, fazer a manutenção que corresponde, manter o veículo limpo. Essa é a maneira mais fácil e barata de proteger o valor para a sua venda no futuro!

Como fazer uma boa limpeza do seu carro

Tire a carga do veículo

Para poder começar a fazer uma boa limpeza, é necessário que você elimine qualquer tipo de desordem do interior do seu veículo. Objetos ou coisas ‘perdidas’ que fiquem perto dos pedais podem representar uma complicação durante a limpeza e até ser perigoso.

Olhe em todos os cantos, no porta-luvas, nos compartimentos das portas, embaixo dos bancos, porque tudo que estiver por ali, só atrapalhará na hora da limpeza. E lembre-se sempre que os diversos fabricantes colocam a disposição dos consumidores, uma imensa lista de acessórios que ajudam, e muito, para manter a ordem de tudo o que você leva dentro do seu carro.

Limpeza do interior do veículo

Depois de ter esvaziado o interior do carro, chegou a hora de limpar a fundo todos e cada um dos espaços internos. Faça uma boa limpeza de cada janela, tire y limpe bem todos os tapetes.

Posteriormente, pegue o aspirador de pó e comece a limpar todos os bancos com muito cuidado e atenção. Faça isso regularmente, mais ainda se tiver filhos que costumam comer biscoitos ou outros alimentos dentro do carro.

Lembre-se sempre que tendo o espaço interior do carro bem limpo e ordenado, poderá detectar qualquer problema que surja e isso lhe permitirá fazer qualquer reparação que seja necessária, evitando que esse inconveniente se transforme em um problema grave e difícil de resolver. 

Limpeza do exterior do veículo

Chegou a hora de se ocupar do lado de fora do seu veículo. Para isso, adquira e só use os produtos que foram feitos especialmente para carros. Comece fazendo uma limpeza profunda, em primeiro lugar dos pneus antes de lavar a carroceria.

Para fazer a limpeza utilize uma luva ou flanela diferente para cada um: um para a limpeza dos pneus, outro para a limpeza da carroceria.

Aplique cera ao menos duas vezes por ano

A cera é um produto que protege o acabado do veículo e facilita muito os lavados posteriores. Mas antes de aplicar a cera, assegure-se de não ter ficado alguma partícula estranha na tinta da carroceria. E muito importante: a cera deve ser colocada sempre à sombra, jamais sob o sol. Portanto, coloque o carro na sombra se não tiver garagem fechada.

Conserte a tinta danificada

Se você perceber que há alguma danificação na tinta da carroceria, conserte de imediato para evitar danos maiores. Consiga aqueles produtos próprios para retocar a tinta. Outra opção caseira e barata é usar um pouco de esmalte de unhas transparente sobre o dano que você encontrou.

To Top