Asia

China convoca empresas financeiras online em aumento de fiscalização

Reguladores financeiros chineses convocaram nesta quinta-feira 13 plataformas de internet envolvidas com finanças, incluindo os gigantes Tencent e ByteDance, para ordenar que eles fortaleçam a sua conformidade regulatória, disse o banco central.

A ação de quatro reguladores do país é parte dos esforços das autoridades chinesas para controlar a maciça “economia de plataforma” online do país.

As empresas terão que criar holdings financeiras se cumprirem os requisitos para fazê-lo, como a fintech afiliada do Alibaba, o Ant Group, foi recentemente forçada a fazer, uma medida que controla os requisitos de capital.

As companhias também devem elaborar planos de “retificação de negócios” para cumprir os regulamentos, cortando ligações “impróprias” entre suas ferramentas de pagamento e outros produtos financeiros e quebrando “monopólios” na retenção de dados.

“Uma supervisão mais rígida não visa apenas o Ant Group, e os problemas do Ant Group definitivamente não são uma exceção. Muitas empresas de plataforma têm irregularidades em vários graus por trás de sua rápida expansão ao longo dos anos”, escreveu o estatal China News Service nesta quinta-feira.

(Por Tony Munroe)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3S186-BASEIMAGE

To Top