Asia

Iuan digital chinês não derrubará dólar, diz autoridade da SEC

Por Tom Wilson

LONDRES (Reuters) – O planejado iuan digital da China não derrubará o dólar, disse uma autoridade da Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, citando o crescimento das chamadas stablecoins, lastreadas em dólar.

Os maiores bancos centrais do mundo, incluindo o Banco Popular da China (PBOC) e o Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed), estão intensificando o trabalho de emissão de dinheiro digital, visando melhorias nos sistemas de pagamento e prevendo o aumento das criptomoedas.

O trabalho do PBOC em um iuan digital – parte de um esforço para internacionalizar a moeda e reduzi-la – está muito à frente de iniciativas semelhantes em outras economias importantes.

Isso levou alguns analistas a questionar se o ritmo mais rápido da China poderia levar o iuan a ter domínio sobre o dólar, que continua sendo a moeda de reserva dominante no mundo.

Mesmo assim, Hester Peirce, comissária republicana da SEC, disse que o aumento das stablecoins – criptomoedas de emissão privada, geralmente lastreadas em dólar – manteria o status da moeda norte-americana.

“Mesmo em 2021, houve um tremendo crescimento em stablecoins – esses são essencialmente dólares digitais privados”, disse ela. “Essa, efetivamente, pode ser nossa resposta ao CBDC chinês (moeda digital do banco central)”

“Se elas estão lastreadas em dólares, então acho que o dólar ainda será bastante relevante”, disse Peirce durante um evento de moeda digital.

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quarta-feira que os planos do iuan digital da China não forçariam o Fed a apressar seus próprios planos de lançar um dólar digital, enfatizando que seu objetivo principal não era acelerar o mercado, mas evitar qualquer passo em falso na digitalização da moeda.

Stablecoins são uma fração do tamanho do bitcoin, a maior criptomoeda.

(Por Tom Wilson)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB AAP

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3S194-BASEIMAGE

To Top