Agro

Contas de luz terão bandeira tarifária vermelha nível 1 em maio, diz Aneel

As contas de luz dos brasileiros terão em maio o acionamento da chamada bandeira tarifária vermelha nível 1, que resultará em custos adicionais para os consumidores, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira.

A informação do regulador confirma projeções feitas por analistas à Reuters em meados de abril, que apontavam para bandeira tarifária vermelha ou amarela no próximo mês devido às chuvas fracas na região das hidrelétricas.

A Aneel disse que o patamar vermelho 1, que gera custo extra de 4,169 reais a cada 100 kilowatts-hora consumidos, deve-se ao registro em 2020/21 do pior período de chuvas já registrado para o setor elétrico desde 1931, quando começaram os registros.

As bandeiras tarifárias representam cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo, nível em que estavam em abril.

O mecanismo visa arrecadar recursos para custear o acionamento de usinas térmicas e ainda sinalizar aos consumidores momentos de menor oferta de energia no sistema, como forma de incentivar ações de economia.

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3T1DI-BASEIMAGE

To Top