Europe

Espanha contraria UE e amplia intervalo de doses de vacina a 16 semanas

A Espanha está ampliando o intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca para 16 semanas para pessoas de menos de 60 anos, disse o governo nesta sexta-feira, ultrapassando o intervalo máximo de 12 semanas aprovado por autoridades europeias.

A Espanha é o primeiro país a divergir da autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e defender o “uso fora da norma”, que não seria aprovado pela entidade e deixaria cada nação responsável por quaisquer efeitos colaterais possíveis.

A ampliação dá às autoridades mais tempo para determinar a maneira mais segura de administrar a vacina, disse o Ministério da Saúde. Inicialmente, a Espanha deu as vacinas da AstraZeneca a trabalhadores essenciais de 18 a 65 anos, mas depois passou a permitir que só pessoas de mais de 60 anos recebam a vacina devido a preocupações com coágulos sanguíneos em pessoas mais jovens.

A aprovação da EMA à vacina se baseia na administração da segunda dose de quatro a 12 semanas após a primeira. Um intervalo de 16 semanas não foi avaliado em nenhum teste com humanos.

A AstraZeneca e a EMA não responderam de imediato a pedidos de comentário.

A decisão espanhola de restringir o uso da vacina causou incerteza generalizada e fez com que algumas pessoas mais jovens que já haviam recebido uma primeira dose fossem impedidas de tomar uma segunda.

(Por Nathan Allen; reportagem adicional de Ludwig Burger e Graham Keeley)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3T170-BASEIMAGE

To Top