Benefícios

Bandidos estão usando como isca prova de vida no INSS para roubar dados Segurados

Bandidos estão usando como isca prova de vida no INSS para roubar dados Segurados O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou um alerta sobre um novo tipo de golpe em que criminosos ligam para aposentados e pensionistas, orientando para que façam a prova de vida on-line, por causa da pandemia. O órgão pede que os segurados não forneçam informações ao receberem esse tipo de contato.

Na ligação fraudulenta, são informados todos os dados pessoais da vítima e é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o beneficiário envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

O INSS recomenda que, em caso de recebimento desse tipo de ligação, o segurado desligue o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS ressaltou ainda que não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

O governo federal anunciou, no fim de fevereiro, que a prova de vida digital já está disponível para 5,3 milhões de beneficiários, mas em razão da pandemia, o procedimento só voltará a ser obrigatório nos bancos em maio.

Aqueles que estiverem aptos a fazer o procedimento por meio de biometria facial — na qual o segurado usa o celular para tirar uma selfie — são informados pelo INSS por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS. Veja abaixo como reconhecer as mensagens verdadeiras.

Por SMS no INSS

“Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS“.

Por e-mail

“Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!

Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô”.

Como realizar a prova de vida digital no INSS

Atenção: A prova de vida on-line é feita apenas pelo app Gov.br, e não pode ser realizada pelo WhatsApp. Qualquer suposto contato do INSS que peça o envio de fotos de documentos ou do próprio segurado pelo aplicativo de mensagens é golpe.

Confira o passo a passo para fazer o procedimento pelo aplicativo do governo:

1) Acesse o app Gov.br e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”.

2) Confirme que aceita autorizar, clicando em “Realizar Validação”.

3) Clique em “Permitir”, para que o aplicativo use a câmera do seu celular.

4) Para confirmar sua identidade, preencha o dado solicitado e clique em “Prosseguir”.

5) Leia as instruções e clique em “Entendi”.

6) Agora, o app fará a leitura do seu rosto. Posicione o celular como se fosse fazer uma selfie e centralize seu rosto no círculo.

7) Quando terminar todos os movimentos corretamente, o procedimento estará concluído.

To Top