Asia

China planeja reativar rota aérea estratégica do Pacífico, diz parlamentar de Kiribati

Por Jonathan Barrett

SYDNEY (Reuters) – A China tem planos de modernizar uma pista e uma ponte em uma das ilhas remotas de Kiribati situada cerca de três mil quilômetros a sudoeste do Havaí, disseram parlamentares à Reuters, na tentativa de reativar uma instalação que abrigou aeronaves militares durante a Segunda Guerra Mundial.

Os planos, que não foram divulgados, envolvem construções na pequena ilha de Kanton (ou Canton), um atol de corais localizado estrategicamente a meio caminho entre a Ásia e as Américas.

Tessie Lambourne, parlamentar opositora de Kiribati, disse à Reuters que está preocupada com o projeto e quer saber se ele é parte da iniciativa Cinturão e Rota da China.

“O governo não compartilhou o custo e outros detalhes além de que é um estudo de viabilidade para a reabilitação da pista e da ponte”, disse Lambourne à Reuters. “A oposição buscará mais informações do governo no devido momento.”

O escritório do presidente de Kiribati, Taneti Maamau, não respondeu a perguntas.

O Ministério das Relações Exteriores chinês não respondeu de imediato a perguntas.

Apesar de ser pequena, Kiribati, uma nação de 12 mil habitantes, controla uma das maiores zonas econômicas exclusivas do mundo, que cobre mais de 3,5 milhões de quilômetros quadrados do Oceano Pacífico.

Nos últimos anos, Kiribati esteve no centro de uma disputa entre a China e os Estados Unidos e seus aliados no Pacífico.

(Reportagem adicional da redação de Pequim)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH440Z9-BASEIMAGE

To Top