Economia

Rosengren, do Fed, diz que é cedo demais para falar em aperto monetário

A inflação norte-americana será temporariamente distorcida na primavera (no Hemisfério Norte), à medida que a economia dos Estados Unidos contorna os desequilíbrios causados pela pandemia, mas as pressões devem ser de curta duração e não devem levar a um aperto na política monetária, disse o presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, nesta quarta-feira.

“Apesar dos altos e baixos dos dados, a inflação deve permanecer perto de 2% ao longo do horizonte de previsão”, disse Rosengren durante um evento virtual organizado pela Boston College. “Esse me parece ser o resultado mais provável, que deve permitir que as autoridades de política monetária sejam pacientes na remoção da acomodação.”

As autoridades do banco central norte-americano concordaram na semana passada em deixar os juros perto de zero e continuar comprando 120 bilhões de dólares por mês em títulos até que haja “progresso substancial” em direção às metas do Fed de inflação e emprego máximo.

As perspectivas para a economia dos EUA são fortes graças às melhorias na saúde e ao apoio fiscal robusto, mas, sob a nova estrutura do Fed, as autoridades vão esperar até que o crescimento mais forte se materialize antes de fazerem mudanças na política monetária, disse Rosengren. Ele disse que vai ficar de olho nos dados, incluindo o crescimento dos salários, para monitorar as tendências da inflação.

Por enquanto, Rosengren disse que “ainda há um atraso significativo na economia” e deixou claro que é muito cedo para começar a falar em reduzir as compras de ativos do Fed.

As autoridades do Fed darão muitos avisos aos participantes do mercado quando chegar a hora, disse Rosengren: “O Fed não tem desejo de surpreender os mercados.”

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH44189-BASEIMAGE

To Top