Economia

Cosan adquire fatia de 4,9% de ações da Vale e quer mais

SÃO PAULO (Reuters) -O conglomerado Cosan anunciou nesta sexta-feira que adquiriu participação de aproximadamente 4,9% do total de ações ordinárias de mineradora Vale, em movimento que busca diversificar a atuação da empresa em setores nos quais o Brasil tem vantagem competitiva.

O valor da fatia adquirida na Vale, financiada por meio de linhas de crédito de longo prazo, gira em torno de 21 bilhões de reais.

Segundo apresentação divulgada ao mercado, 8 bilhões de reais serão em empréstimo ponte refinanciado por operação de equity e os demais 13 bilhões de reais serão financiados via estrutura de derivativos em até 5 anos com garantia das ações da própria Vale.

Mas a Cosan acrescentou que ainda pretende aumentar sua participação acima do percentual já adquirido e buscará imediatamente a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Até a deliberação do Cade, a Cosan disse que estará exposta a uma posição adicional e exclusivamente financeira de 1,6% do capital social da mineradora, “contratada por operação de derivativo diversa da utilizada para a aquisição, posição essa que poderá ser convertida em participação direta da Vale após autorização do Cade”.

Se aprovado pelo órgão antitruste, a estratégia elevaria a fatia da Cosan na Vale para 6,5%, e o conglomerado iria se juntar a outros sócios relevantes da mineradora, como Previ (8,61%), Capital World Investors (6,69%), Blackrock (6,33%) e Mitsui (5,99%).

“Esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”, disse a Cosan no fato relevante.

As ações da Cosan registravam queda de 7% por volta das 16h10, enquanto as da Vale, que chegaram a subir mais de 5% antes do anúncio, operavam perto da estabilidade.

A Cosan já havia anunciado planos em mineração, tendo feito acordo no ano passado com chinesa CCCC para adquirir 100% do TUP Porto São Luís, ativo importante no Maranhão para a companhia dar prosseguimento a uma joint venture que prevê produzir minério de ferro no Pará.

Segundo a Cosan, a aquisição da fatia na Vale foi feita por uma subsidiária e por meio de uma combinação de investimentos diretos (equity) e operação de derivativos.

A empresa –que por meio de subsidiárias atua em vários setores, de açúcar a combustíveis, gás a energia elétrica, além de logística– disse que a transação para comprar ações da Vale foi financiada por uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado à instrumentos derivativos.

No comunicado ao mercado, a Cosan afirmou também que a operação é estratégica e sua estrutura financeira limita riscos.

A companhia disse, ainda, que entra no negócio em um momento favorável à geração de valor para o seu portfólio, considerando, por exemplo, a qualidade das reservas de minério de ferro e metais básicos, fundamental para viabilizar a descarbonização siderúrgica e eletrificação.

(Por Roberto Samora, Peter Frontini, Rafaella Barros; edição de Nayara Figueiredo e Marta Nogueira)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI960XG-BASEIMAGE

To Top