Benefícios

Mulher reclama de valor pago com erro pelo INSS

Mulher reclama de valor pago com erro pelo INSS A recepcionista Faine Mara da Silva Chiavenato, 41 anos, queixa-se do valor de sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Afastada do trabalho desde março de 2019, quando começou a receber o auxílio-doença, ela teve o benefício convertido em aposentadoria por invalidez em fevereiro de 2020.

Atualmente, a leitora faz tratamento de quimioterapia devido a um câncer. Segundo a recepcionista, além de receber menos do que deveria, em janeiro, seu benefício foi cortado, mas ela conseguiu a reativação.

O problema é que, segundo Faine, até agora, não foram pagas as parcelas dos meses de janeiro e fevereiro.

Sobre o valor da aposentadoria, ela relata que está recebendo menos do que quando estava afastada com o auxílio-doença. “O benefício era de mais de R$ 1.300 e, agora que retomaram o pagamento, eles baixaram para R$ 1.100. É pouco e não é esse valor”.

Como não está trabalhando, a recepcionista diz que precisa da renda previdenciária para custear despesas como aluguel, alimentação e medicamentos.

“Fiquei doente e, na hora que mais preciso, eles fazem alguns cálculos, não explicam como são feitos e sou prejudicada”, diz.

Eu ligo no INSS, eles não me explicam nada e dizem que o que têm não podem me passar”, conta ao Agora.

Depois da reforma da Previdência, o cálculo da aposentadoria por invalidez, que hoje é chamada de aposentadoria por incapacidade permanente, mudou.

O INSS calcula o benefício levando em conta 60% da média salarial mais 2% a cada ano extra de contribuição a partir dos 15 anos de pagamentos para a mulher.

INSS confirma cálculos feitos

Em nota, o INSS diz que o auxílio por incapacidade temporária foi transformado em aposentadoria por incapacidade permanente e, por isso, o valor é inferior.

“Foi feito um acerto de contas entre os valores pagos de auxílio e aqueles devidos como aposentadoria”, informa o órgão. Já sobre a grana não recebida, o instituto afirma que os valores estão em processamento.

A segurada pode ter acesso ao processo de aposentadoria e ao cálculo do benefício no site gov.br/meuinss, no app Meu INSS ou pelo 135. Fonte: Agora

To Top