Benefícios

App falso do auxílio emergencial com golpe

App falso do auxílio emergencial com golpe Com o início da nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, é preciso redobrar os cuidados para não cair em golpes digitais. Um levantamento feito pela Kaspersky — empresa especializada em cibersegurança — identificou 18 aplicativos falsos sobre o benefício na Google Play Store, loja de apps disponível em celulares com sistema Android, e um na App Store, loja nos smartphones da Apple.

As plataformas prometem consultas a calendários e valores de parcelas, mas, em vez disso, exibem muitos anúncios e notificações. Ao baixar um desses aplicativos, o usuário coloca em risco a privacidade de suas informações pessoais, o que pode trazer prejuízos sérios no futuro, alerta o pesquisador Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky.

— No momento, os aplicativos identificados não são maliciosos. O principal objetivo deles é gerar visualização para propagandas. Mas eles podem mudar de característica, se o desenvolvedor soltar uma atualização que instale algo ruim no celular da pessoa, a fim de coletar dados para, talvez, desviar o dinheiro do auxílio emergencial. Nunca é boa ideia instalar um aplicativo não oficial — ressalta Assolini.

Na prática, os apps falsos sobre auxílio emergencial se mostram inúteis. Alguns, após a exibição de anúncios, direcionam o usuário para o site da Caixa, onde é possível obter informações confiáveis. Uma parte deles não pede dados pessoais, e outros chegam a solicitar o número do PIS, identificação social do trabalhador que pode ser consultada na carteira de trabalho.

Já baixou um app? O que fazer

Caso um aplicativo falso tenha sido baixado no celular, o especialista em cibersegurança Felippe Barros, da Trend Micro, recomenda a desinstalação imediata.

— A pessoa pode já não lembrar todas as permissões que deu ao app, e há risco de ele atuar de forma indevida — diz.

Se informações pessoais já tiverem sido inseridas em uma dessas plataformas, é necessário ainda mais cautela.

— A partir desse momento, o cidadão pode se tornar alvo de tentativas de phishing (ataque virtual com intenção de roubar dados como senhas de bancos) e extorsão. Por isso, deve atentar para qualquer uso de seus dados de maneira atípica — aconselha Barros.

Como se proteger

Para não ser enganado na internet, a dica de ouro é sempre conferir quem é o desenvolvedor do aplicativo antes de instalá-lo. Assim, é possível ter certeza de que se trata de uma plataforma oficial, criada pela Caixa ou por outra instituição do governo federal.

Também é importante suspeitar de links recebidos por e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece estranho. Se não estiver seguro de que o app é verdadeiro, nunca cadastre informações pessoais.

Sites e aplicativos confiáveis sobre auxílio emergencial

– Aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial 2021

– Aplicativo Caixa Tem

– Consulta ao auxílio emergencial: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/

To Top