Brasil

Opas alerta que transmissão da Covid está longe de ser controlada nas Américas

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) – Quase 40% de todas as mortes no mundo por Covid-19 registradas na semana passada aconteceram nas Américas, e quase 80% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da região estão ocupadas com pacientes do novo coronavírus, afirmou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta quarta-feira.

“Este é um sinal claro de que a transmissão está longe de ser controlada em nossa região, embora países como os Estados Unidos e o Brasil estejam relatando reduções de casos”, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, em entrevista coletiva via internet.

Mais de 140 milhões de pessoas foram totalmente vacinadas contra a Covid nas Américas, disse Etienne.

A recente aprovação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da vacina chinesa Sinopharm oferecerá uma nova esperança de expandir o acesso às vacinas nos países latino-americanos, disse a Opas.

“Mas até que tenhamos vacinas suficientes para proteger a todos, nossos sistemas de saúde e os pacientes que dependem deles continuam em perigo”, advertiu Etienne.

O número de casos está caindo no Brasil, mas as infecções estão aumentando nas áreas da Guiana e da Bolívia que fazem fronteira com o Brasil, disse a organização. Na Colômbia, espera-se aumentos ainda mais acentuados nos casos após uma semana de protestos no país.

Cuba continua gerando a maioria das novas infecções no Caribe, disse a Opas, enquanto o Canadá está registrando taxas mais altas de infecções no leste e em todo o território do norte, onde vive uma população predominantemente indígena.

Na entrevista, o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri, disse que a variante do coronavírus B.1.617, descoberta originalmente na Índia, foi detectada em seis países das Américas e que a Opas está preocupada que seja altamente transmissível.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4B18P-BASEIMAGE

To Top