Asia

Minério de ferro despenca na China com alerta sobre irregularidades em polo de aço

Os contratos futuros do minério de ferro ampliaram as perdas de forma acentuada nesta sexta-feira, com os preços do aço despencando após a importante cidade produtora, Tangshan, alertar as usinas para manterem a ordem do mercado.

O governo local disse que investigaria comportamentos ilegais e suspenderia os negócios em usinas que teriam manipulado os preços de mercado, espalhando rumores ou armazenando produtos para fazer negócios favoráveis, já que o crescimento dos preços do aço ultrapassou o aumento dos custos.

O vergalhão de aço mais negociado na Bolsa de Futuros de Xangai, para entrega em outubro, fechou em queda de 6%, a 5.641 iuanes (876,61 dólares) por tonelada.

As bobinas laminadas a quente, usadas no setor de manufatura, caíram 6%, para 6.135 iuanes a tonelada, mas ainda registraram um ganho semanal de 2,3%.

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de Dalian, para entrega em setembro, caíram 7,5%, para 1.173 iuanes por tonelada. O contrato caiu 4,4% nesta semana.

Os preços spot do minério com 62% de teor de ferro para entrega à China, compilados pela consultoria SteelHome, caíram mais 12 dólares, para 208,50 dólares a tonelada nesta sexta-feira.

Esse indicador do minério caiu cerca de 10% desde o pico histórico de 232,5 dólares registrado nesta semana, mas ainda acumula ganhos de aproximadamente 30% no ano.

Os futuros de carvão metalúrgico de Dalian caíram 5% nesta sexta-fera, para 1.922 iuanes por tonelada.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4D0OI-BASEIMAGE

To Top