Benefícios

Prazo para envio da declaração anual do MEI termina no dia 31 de maio

MEI PANDEMIA

Prazo para envio da declaração anual do MEI termina no dia 31 de maio O prazo para o microempreendedor individual (MEI) enviar a declaração anual até o dia 31 de maio. A prestação de contas deve informar o valor do faturamento bruto do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento.

O documento é obrigatório para todos os formalizados até 31 de dezembro de 2020 em todo o Brasil, o que corresponde a cerca de 11 milhões de microempreendedores, segundo dados da Receita Federal. O não cumprimento do prazo implica multa variável entre R$ 50 e até 2% do total de tributos devidos.

O empreendedor que não entregar o documento terá o CNPJ suspenso por 95 dias e, caso não haja a regularização nesse período, será feito o cancelamento definitivo.

O MEI deve detalhar a receita bruta auferida no ano anterior e a regularidade da atividade como microempreendedor individual, figura jurídica que abrange os pequenos negócios com faturamento anual de até R$ 81 mil e optantes pelo regime de tributação simplificada, o Simples Nacional.

Passo a passo

O Sebrae fez um passo a passo para orientar o MEI a fazer a declaração.

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI” e selecione a opção “Declaração Anual de Faturamento”. Informe o seu CNPJ. Ao visualizar os tipos de declaração e o ano-calendário, selecione a opção do ano 2020 na linha “Original” para realizar a sua declaração.

Informe o faturamento total anual de sua empresa no campo “Valor da Receita Bruta Total”. Preencha também o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

O prazo para entrega de sua declaração anual é até o dia 31 de maio do ano corrente. Se o MEI não fez o envio dentro do período, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir esse mesmo passo a passo. No caso de atraso, será cobrada uma multa por realizar a declaração fora do prazo.

Concluído o preenchimento, será exibido o resumo da declaração, mostrando os valores de tributos devidos em cada período de apuração do ano-calendário e as Declarações Anuais do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) pagas. Confira os dados, confirme e imprima seu comprovante.

Entenda

  • O MEI só deve acionar a Declaração Retificadora caso seja necessário alterar o valor já informado.
  • Órgãos licenciadores como prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Secretaria de Fazenda costumam solicitar o comprovante de entrega da declaração anual para procedimentos de renovação de licenças e alvarás.
  • Caso o MEI deseje abrir uma conta em banco com seu CNPJ, é importante saber que as instituições financeiras sempre solicitam comprovação de renda. A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) serve como comprovante de Imposto de Renda da empresa. Fonte: Extra Globo
To Top