Agro

Preços do petróleo sobem 1% com expectativa de recuperação econômica

Os preços do petróleo avançaram mais de 1% nesta segunda-feira, apoiados por reaberturas de economias na Europa e por um aumento de demanda nos Estados Unidos, recuperando perdas após terem operado em baixa no início da sessão devido ao crescente número de casos de coronavírus na Ásia e a dados manufatureiros abaixo do esperado na China.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,75 dólar, ou 1,1%, a 69,46 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,90 dólar, ou 1,4%, para 66,27 dólares o barril.

A economia do Reino Unido foi reaberta, dando a 65 milhões de pessoas uma parcela de liberdade após um lockdown de quatro meses em função da pandemia de Covid-19.

Com a aceleração dos índices de vacinação, França e Espanha relaxaram medidas restritivas ligadas ao coronavírus, enquanto Portugal e Holanda flexibilizaram restrições a viagens.

A promessa de crescimento econômico tem dado suporte aos preços do petróleo nas últimas semanas, embora o ritmo da inflação tenha mantido muitos investidores preocupados com a possibilidade de aumentos nas taxas de juros, o que poderia afetar os gastos dos consumidores.

“As notícias não são todas negativas no front da demanda, já que os EUA viram as viagens aéreas registrarem um salto no domingo, a 1,8 milhão de pessoas, o maior total desde março de 2020”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, em Londres, e Yuka Obayashi, em Tóquio)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4G159-BASEIMAGE

To Top