Central America

Presidente mexicano diz que banco central terá novo chefe com “dimensão social”

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta sexta-feira que não proporá um novo mandato para o atual presidente do banco central e, em vez disso, indicará um economista com “dimensão social”.

O mandato atual do chefe do Banxico (BC mexicano), Alejandro Díaz de León, termina em 31 de dezembro.

Em coletiva de imprensa regular, López Obrador disse que o mandato de Díaz de León estará “terminado” e que indicará um economista de “prestígio” para o cargo.

“Será um economista com dimensão social, muito favorável à economia moral”, disse López Obrador.

O novo presidente do Banxico será “um profissional que vai cumprir os requisitos de ter experiência em questões econômicas e financeiras”, acrescentou.

O peso mexicano, que rondava estabilidade um pouco antes da notícia, rapidamente entrou em rota de queda e, por volta de 12h50 (de Brasília), cedia 0,4%, para 19,9340 por dólar, ante 19,8569 por dólar pouco antes dos primeiros relatos.

Nos últimos dias López Obrador apontou a mira para Díaz de León –nomeado pelo governo anterior–, culpando-o pelo fracasso do banco central em obter um superávit operacional em 2020, que o governo esperava aproveitar.

López Obrador, que frequentemente critica governos anteriores, disse que o Banxico não aprovou sua administração. A maioria da diretoria, entretanto, foi nomeada sob sua Presidência.

A indicação por López Obrador de um novo presidente para o BC precisa ser aprovada pelo Senado mexicano.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4K13X-BASEIMAGE

To Top