Asia

Rússia fornecerá ao Unicef doses da Sputnik V para 110 milhões de pessoas, diz RDIF

A Rússia assinou acordo para fornecer ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) doses suficientes de sua vacina contra Covid-19 Sputnik V para imunizar 110 milhões de pessoas, afirmou nesta quinta-feira o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que comercializa o imunizante no exterior.

A aquisição e a entrega da vacina dependem de a Sputnik V ser incluída em uma lista de uso emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma decisão que o RDIF disse ser esperada para breve.

A Rússia, que aprovou quatro vacinas para uso doméstico, está firmando acordos de exportação de milhões de doses de Sputnik V, mas a distribuição está sendo relativamente lenta no próprio país, onde algumas regiões se queixam de que o processo de vacinação não está andando rápido o suficiente.

O ministro da Saúde russo disse nesta quinta-feira que a Rússia já administrou ao menos uma dose de uma vacina contra Covid-19 a quase 17 milhões de pessoas de uma população de cerca de 145 milhões.

O RDIF disse que terá uma conversa separada com a aliança de vacinas Gavi para que se cogite a inclusão da Sputnik V no esquema internacional de compartilhamento de vacinas Covax.

(Por Andrey Ostroukh e Maxim Rodionov)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4Q19L-BASEIMAGE

To Top