Economy

Grécia vai usar certificado da Covid-19 antes de julho para salvar verão, diz premiê

A Grécia está pronta para usar um certificado de viagem da Covid-19 antes de seu lançamento na União Europeia como um todo no dia 1º de julho para atrair viajantes estrangeiros e salvar o setor turístico de um segundo verão perdido para o coronavírus.

A Grécia foi uma das primeiras defensoras de um certificado que afrouxará as restrições de viagem da UE e ajudará a retirar sua economia da recessão elevando as rendas do turismo.

Na semana passada, o Conselho e o Parlamento Europeus chegaram a um acordo sobre o certificado digital verde após uma aceleração das vacinações que permite uma suspensão generalizada das restrições contra o coronavírus.

Acredita-se que o Parlamento Europeu aprovará uma lei na semana de 7 de junho, e mais de uma dúzia de países do bloco, incluindo França e Espanha, concordaram em testar o sistema antes do lançamento de 1º de julho.

O certificado mostrará se uma pessoa recebeu a vacina, teve um exame negativo recente ou adquiriu imunidade após uma recuperação.

“É muito, muito simples. Essencialmente, ele inclui todas as informações que um Estado-membro precisaria para receber um viajante sem impor restrições adicionais”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em uma apresentação do passe nesta sexta-feira.

A Grécia, que depende do turismo para um quinto de sua economia, recebeu um recorde de 33 milhões de visitantes e 18 bilhões de euros em renda em 2019, mas só 7 milhões de visitantes e 4 bilhões de euros em 2020.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4R0PG-BASEIMAGE

To Top