Europe

Reino Unido aprova uso de vacina contra Covid-19 da J&J

A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido aprovou o uso da vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira, o que faz dela o quarto imunizante contra a doença a ser usado no país.

O Reino Unido também reduziu sua encomenda da vacina de dose única, também conhecida como vacina da unidade Janssen da J&J, devido a preocupações com a cadeia de suprimento da empresa e relatos de coágulos sanguíneos raros.

O país já vacinou com pelo menos uma dose dois terços da população, e o governo citou “a escala e o ritmo inéditos” da distribuição para justificar sua decisão de diminuir a encomenda das 30 milhões de doses originais para 20 milhões.

“Como a Janssen é uma vacina de dose única, desempenhará um papel importante nos meses adiante quando redobrarmos nossos esforços para incentivar todos a receberem suas vacinas e possivelmente iniciar um programa de (doses de) reforço mais tarde neste ano”, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock.

A vacina da J&J já foi aprovada nos Estados Unidos e na União Europeia, onde relatos de coágulos sanguíneos raros estão sendo analisados.

Ela usa uma tecnologia de vetor viral semelhante à da Oxford-AstraZeneca, que também tem gerado relatos de coágulos.

O Reino Unido diz que as pessoas de menos de 40 anos têm uma alternativa à vacina da AstraZeneca, e o governo disse que conselheiros de vacina do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) também orientarão como a vacina da J&J é usada.

(Por Alistair Smout)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4R0R2-BASEIMAGE

To Top