Celebridades

Artista brasileiro reproduz obras de arte com sacolas de plástico

Por Pablo Garcia

SÃO PAULO (Reuters) – O artista brasileiro Eduardo Srur reproduz obras de mestres consagrados sem usar uma gota de tinta, e sim plástico recolhido em ruas e rios de cidades.

Para sua exibição mais recente, ele copiou Picasso, Van Gogh, Monet e Warhol para chamar atenção sobre a poluição causada pelo acúmulo de resíduos plásticos.

“Essas obras provavelmente vão perdurar muito tempo na história da humanidade, assim como o plástico que a gente joga de forma inadequada na natureza”, disse ele à Reuters em seu estúdio em São Paulo.

Sua exposição, “Natureza Plástica”, estreará na capital paulista no segundo semestre de 2021.

O artista trabalha na conscientização sobre o meio ambiente, criando instalações enormes em espaços públicos de São Paulo, muitas vezes às margens dos rios altamente poluídos da cidade.

Durante a pandemia de coronavírus, o foco de Srur voltou ao estúdio, onde trocou pincéis por um par de pinças, trabalhando em plástico colorido para compor imagens.

“Eu trouxe para esse momento contemporâneo, em que o plástico domina tudo e todos, e apresento essa série como natureza plástica” disse o artista.

“Uma produção que você não tem tinta, a não ser a que já foi processada no plástico pela indústria. Você não tem cola, é uma caixa que foi construída e lá dentro eu prenso e condenso, faço um acumulado de sacolas plásticas que acabam criando essa imagem que você vê.”

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4U0RW-BASEIMAGE

To Top