Entertainment and Lifestyle

Norte-americanos pegam estrada em feriado um ano após pandemia cancelar viagens pelo país

Com metade do país ao menos parcialmente protegido contra o coronavírus, os norte-americanos escaparam da rotina pandêmica do último ano no final de semana de feriado que normalmente liberta o desejo coletivo de viajar pouco antes da chegada do verão.

Um ano após o final de semana do Dia do Memorial ser frustrado pelos temores de propagação do vírus, os norte-americanos voltaram a pegar voos e estradas.

A agência de Segurança nos Transportes (TSA, na sigla em inglês) disse que 7,1 milhões de pessoas foram monitoradas em pontos de checagem nos aeroportos dos EUA da última quinta-feira até domingo. A sexta-feira registrou o maior número diário de viagens desde março de 2020, quando a Covid-19 derrubou a demanda por viagens aéreas.

Na semana passada, a Associação Automobilística Americana (AAA) previu uma alta de 60% nas viagens no período do Dia do Memorial, com a expectativa de que 37 milhões de pessoas viajassem pelo menos 80 quilômetros a partir de suas casas, afirmou a AAA Travel.

A United Airlines fez uma previsão que a segunda-feira seria o dia mais movimentado para viagens desde março de 2020. Para o período de cinco dias de feriado, a empresa previu que 1,34 milhão de passageiros se deslocariam, um número ainda abaixo dos 2,3 milhões de pessoas que viajaram no mesmo período em 2019.

A empresa de tracking GasBuddy disse que a demanda por gasolina nos EUA no domingo foi 9,6% acima da média para os domingos anteriores, no maior número para um domingo desde o verão de 2019.

O total de 2021, que ainda está 13% abaixo do número de 2019, inclui 34,4 milhões de pessoas viajando de carro, segundo a AAA.

(Reportagem de Peter Szekely em Nova York; Reportagem adicional de Barbara Goldberg e David Shepardson)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH500V6-BASEIMAGE

To Top