Economia

Opep+ mantém plano atual de reduzir cortes de produção de petróleo, dizem fontes

A Opep+ concordou nesta terça-feira em manter o ritmo atualmente previsto para uma gradual redução em seus cortes de oferta de petróleo, disseram duas fontes com conhecimento dos planos, em momento em que o grupo de produtores tenta equilibrar expectativas de recuperação na demanda com um esperado aumento na produção do Irã.

Conhecidos em conjunto como Opep+, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados decidiram em abril devolver 2,1 milhões de barris por dia (bpd) em oferta ao mercado entre maio e julho, antecipando uma alta na demanda apesar de elevados números de casos de Covid-19 na Índia.

O secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, disse não esperar que uma maior oferta do Irã cause problemas.

“Nós antecipamos que a esperada volta da produção e exportações do Irã ao mercado global ocorrerá de maneira ordenada e transparente”, disse ele em comunicado.

O ministro de Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse que vê uma boa recuperação da demanda nos Estados Unidos e China.

A Opep+ não discutiu planos de produção para a partir de agosto, segundo uma fonte. O grupo deverá ter um próximo encontro ministerial em 1° de julho, ainda segundo a fonte.

(Por Alex Lawler e Ahmad Ghaddar)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH501QI-BASEIMAGE

To Top