Esporte

Jogadores deveriam ser liberados de obrigações com a Copa América, diz fórum de ligas

Os jogadores sul-americanos deveriam receber a opção de não jogar a Copa América neste mês, afirmou o Fórum Mundial de Ligas (WLF, na sigla em inglês) em uma carta aberta à Fifa e à Conmebol neste sábado.

O Fórum, organização que representa mais de 40 ligas profissionais e seus clubes, afirmou que a decisão abrupta de transferir a Copa América ao Brasil, após a Argentina se retirar como sede devido a um surto de casos de Covid-19 “afeta diretamente as ligas, seus clubes e seus jogadores”.

“Na opinião do Fórum, dada à mudança repentina de local e circunstâncias… consideramos que os jogadores devem receber a oportunidade de se retirar da competição e que os clubes deveriam poder reconvocar seus jogadores, especialmente se houver uma restrição de viagem ou obrigações de quarentena para seus retornos”, disse, em carta vista pela Reuters.

Esse comunicado acontece um dia depois de o capitão da seleção brasileira Casemiro dizer que a equipe faria uma declaração na terça-feira sobre competir ou não na Copa América.

A imprensa brasileira publicou que os jogadores não querem jogar um torneio organizado às pressas que está programado para começar em 13 de junho. Mais pessoas morreram no Brasil de Covid-19 do que em qualquer outro país, além dos Estados Unidos.

O Fórum, sediado em Zurique, reconheceu as pressões legais, organizacionais e financeiras da Conmebol para realizar o torneio que arrecadou 118 milhões de dólares na última vez em que foi disputado, em 2019.

(Por Andrew Downie)

To Top