Economia

Primeiro cruzeiro pós-Covid deixa Veneza em meio a protestos

O primeiro cruzeiro a sair de Veneza desde que as restrições contra o coronavírus foram aliviadas zarpou neste sábado, mas alguns moradores locais protestaram contra o retorno à normalidade, insatisfeitos com a passagem de navios gigantes pela cidade histórica.

Centenas de pessoas se reuniram em terra e pequenos barcos com bandeiras dizendo “Sem navios grandes” e seguiram o MSC Orchestra, com 92.000 toneladas, quando ele zarpava do porto de Veneza com destino a Croácia e Grécia.

“Estamos aqui porque somos contra essa passagem, mas também contra um modelo de turismo que está destruindo a cidade, expulsando moradores, destruindo o planeta, as cidades, e poluindo”, disse Marta Sottoriva, professora de 29 anos e moradora de Veneza.

Mas autoridades portuárias, trabalhadores e a administração da cidade receberam de braços abertos a saída do Orchestra, operado pela MSC Cruzeiros, como um símbolo do reinício dos negócios após a crise sanitária que atingiu em cheio a indústria de cruzeiros e o setor de viagens em geral.

“Estamos felizes por estarmos de volta… reiniciando os motores. Nós nos preocupamos muito com Veneza e há muitos anos pedimos uma solução estável e administrável para os navios”, disse Francesco Galietti, diretor-nacional do grupo comercial Cruise Lines International Association (CLIA, sigla em inglês).

Alguns moradores pedem há anos que o governo proíba que grandes cruzeiros e outros grandes navios passem pelos canais e atraquem não muito longe da famosa Praça de São Marcos.

(Por Giulia Segreti)

To Top