Celebridades

Ginasta Nadia Comaneci é presenteada com NFT em aniversário de “10 Perfeito”

A estrela da ginástica Nadia Comaneci foi presenteada com um NFT – um tipo de certificado digital – por um grupo de romenos criativos para marcar o 45º aniversário de quando ela se tornou a primeira ginasta a receber nota 10 nos Jogos Olímpicos.

O NFT é um colar digital feito de 10 peças que são representações em 3D dos quatro aparelhos que ela executou em Montreal em 1976 — barra, cavalo, trave e solo.

Ele foi criado por um designer, um arquiteto, um artista visual e um programador de TI e apresentado durante a Semana Criativa Romena, um evento de exibição de design na cidade de Iasi, no início deste mês.

“Estou feliz em ver que meu desempenho de 45 anos atrás continua a inspirar uma geração de jovens”, disse Comaneci, que agora mora em Oklahoma, em uma mensagem de vídeo.

“Gostei da ideia de um novo tipo de pioneirismo, desta vez na interseção entre desempenho atlético e tecnologia.”

Seis outros NFTs inspirados no “10 Perfeito” de Comaneci foram criados e serão leiloados no Open Sea, o mercado NFT, em 18 de julho, dia exato em que a ginasta entrou para a história.

NFTs, ou “tokens não fungíveis”, são tokens digitais baseados em blockchain que variam de arte e vídeos a músicas e tuítes. Eles explodiram em popularidade durante a pandemia, conforme entusiastas e investidores buscam gastar enormes somas de dinheiro em itens que só existem online.

(Por Luiza Ilie)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH56198-BASEIMAGE

To Top