Asia

Apple negocia com CATL e BYD fornecimento de bateria para seus carros elétricos, dizem fontes

A Apple está em negociações iniciais com as chinesas CATL e BYD sobre o fornecimento de baterias para seu planejado veículo elétrico, afirmaram quatro pessoas com conhecimento do assunto disse.

As discussões estão sujeitas a alterações e não está claro se os acordos com CATL ou BYD serão alcançados, disseram as fontes.

A Apple exige a construção de fábricas nos Estados Unidos como uma condição para potenciais fornecedores de baterias, disseram duas das fontes.

A CATL, que abastece grandes fabricantes de automóveis, incluindo a Tesla, está relutante em construir uma fábrica nos EUA por causa das tensões políticas entre Washington e Pequim, bem como às preocupações com os custos, segundo duas fontes.

Não ficou claro se a Apple também está conversando com outros fabricantes de baterias.

A Apple, que ainda não fez um anúncio público sobre seus planos de automóveis, não quis comentar. A CATL, maior fabricante mundial de baterias automotivas, e a BYD, a quarta maior do mundo, também não quiseram comentar.

A Apple é a favor do uso de baterias de fosfato de ferro-lítio que são mais baratas de produzir porque usam ferro em vez de níquel e cobalto, que são mais caros, disseram as fontes.

Ela tem trabalhado com tecnologia de direção autônoma e definiu como meta 2024 para a produção de um veículo de passageiros, informou a Reuters em dezembro.

Pessoas familiarizadas com o assunto já disseram que o EV planejado da Apple poderia incluir sua própria tecnologia de bateria inovadora. Não ficou imediatamente claro se as discussões com CATL e BYD envolviam tecnologia ou designs da própria Apple.

(Reportagem de Zhang Yan em Xangai e Julie Zhu em Hong Kong)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5715G-BASEIMAGE

To Top