Asia

Exportações alemãs têm leve aumento em abril

As exportações alemãs aumentaram em abril, impulsionadas pelo crescimento do comércio com os Estados Unidos, sugerindo uma recuperação contínua na maior economia da Europa.

As exportações com ajuste sazonal aumentaram 0,3% no mês, após um aumento revisado para cima de 1,3% em março, informou a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha nesta quarta-feira.

“Depois de 11 aumentos consecutivos, o setor de exportação pode pegar leve. Especialmente porque suas perspectivas continuam positivas”, disse Alexander Krueger, do Bankhaus Lampe.

As exportações para os Estados Unidos aumentaram 59,9% em relação a abril do ano passado, logo após a Alemanha impor seu primeiro lockdown para conter o coronavírus.

No ano, as exportações para a China cresceram 16% enquanto os envios para o Reino Unido aumentaram 64%, o primeiro aumento desde o início do ano e da conclusão do Brexit, com a saída do Reino Unido da União Europeia.

As importações caíram 1,7% após um aumento de 7,1% no mês anterior, à medida que mais empresas alemãs relataram gargalos e aumento nos custos das matérias-primas.

“A escassez de materiais e a falta de produtos preliminares estão pesando na produção industrial”, disse Thomas Gitzel, do VP Bank.

Pesquisa da Reuters apontava um aumento de 0,5% nas exportações e queda de 1,1% nas importações. O superávit da balança comercial foi de 15,9 bilhões de euros, ante 14 bilhões de euros em março.

(Por Riham Alkousaa)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH580QQ-BASEIMAGE

To Top