Internacional

Israel diz que permitirá marcha da direita na Cidade Velha de Jerusalém na próxima semana

Autoridades de Israel disseram que permitirão uma marcha da direita na Cidade Velha de Jerusalém na próxima semana sob certas condições na terça-feira, um dia depois de a polícia rejeitar a rota do evento temendo que ressuscitasse o conflito entre Israel e militantes palestinos em Gaza.

Vários grupos israelenses de direita planejaram uma procissão com bandeiras através do Muro de Damasco da Cidade Velha murada e dentro do bairro muçulmano na quinta-feira, provocando alertas do Hamas, que governa Gaza, para novas hostilidades caso a passeata ocorra.

Os grupos de extrema-direita cancelaram a marcha de quinta-feira depois que a polícia lhes negou uma permissão. Mas após uma reunião do gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na terça-feira, seu escritório disse que ministros concordaram que a marcha seja realizada na semana que vem se os organizadores e a polícia entrarem em acordo – a questão principal é o trajeto.

“O desfile acontecerá na próxima terça-feira (15 de junho) em um formato a ser combinado entre a polícia e os organizadores do desfile”, informou um comunicado do escritório de Netanyahu.

Netanyahu encara o fim de seu longo tempo no poder em Israel no domingo, quando o Parlamento do país vota para decidir se endossa um governo improvável de diversos partidos que se uniram para destroná-lo.

Se a votação for bem-sucedida, caberá ao aspirante a premiê Naftali Bennett e ao seu parceiro de oposição Yair Lapid decidirem aprovar ou não a marcha.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH580WB-BASEIMAGE

To Top